Ela serve de bússola para quem caminha pelas avenidas e ruas próximas ao Rio Sena. Permite que o turista possa ter noções de localização pela cidade, desde que consiga visualizá-la. É a Torre Eiffel, o principal cartão-postal de Paris.
É impossível não ficar hipnotizado com o emaranhado de ferro que se ergue a 324 metros de altura, no Champ de Mars, em francês, ou Campo de Marte.
Se você tem a chance de ficar apenas algumas horas do dia na capital francesa, não perca a oportunidade de ir até a torre e, se possível, de subir os três níveis para visitantes.
O mais impressionante é o visual do último nível. Em dias claros, sem nevoeiro, é possível ver Paris em 360 graus.
Alguns amigos já foram a Paris pelo menos seis vezes e nunca tiveram a paciência de enfrentar as filas para subir na Torre Eiffel. Afinal, é o monumento com maior visitação do mundo.
No verão, o tempo de espera na fila supera as duas horas e, no inverno, pode chegar a uma hora. Mas vale a pena, sempre.
Nossa primeira experiência na torre foi em 2008, quando ficamos apenas dois dias e meio em Paris e decidimos realizar algumas visitas relâmpagos.
Passamos pela Avenida Champs Élysées, Arco do Triunfo, Igreja de Madeleile, Basílica de Sacré Coeur e pirâmide do Museu do Louvre e, claro, na Torre Eiffel.
Subimos até o último nível. O dia estava com um pouco de névoa, mas foi possível visualizar boa parte da cidade. Nesse local tem uma sala com imagens de cera de Gustave Eiffel, o engenheiro que projetou a torre e outros auxiliares.
Em 2012, decidimos subir a Torre Eiffel à noite, para conferir as luzes piscando na hora cheia. Chegamos na fila depois das nove da noite e a esperamos até às dez horas para acompanhar o show das luzes do segundo nível, porque o último estava superlotado. Simplesmente fantástico.
Passamos a virada do ano de 2012 para 2013 diante da Torre Eiffel. Não tem show de fogos. À meia-noite, as luzes começam a piscar com intensidade durante alguns minutos. Naquela noite enfrentamos também chuva fraca. Pelo menos umas 30 miil pessoas estavam diante do monumento.
A torre foi construída para a exposição universal de 1889, mas seria uma obra temporária. Os parisienses odiaram a torre, que só não teria sido desmontada por causa das antenas de radio. Melhor para os apaixonados por Paris.
Abaixo, algumas das dezenas de fotos da Torre Eiffel, feitas nas nossas visitas a Paris desde 2008.














