O que visitar em Paris se você tem apenas um dia e meio para conhecer a cidade

Mais uma vez a França entrou no nosso roteiro de férias, mesmo com o planejamento realizado apenas a partir do final de dezembro de 2019. Um erro, porque perdemos, certamente, boas opções de passagens aéreas entre Florianópolis e Paris. Deu tudo certo e na segunda semana de janeiro de 2020 desembarcamos no Aeroporto de Orly, procedentes de Milão, na Itália. O embarque foi em Porto Alegre (RS), alternativa mais econômica do que Florianópolis na alta temporada.

Em vez de ficar em hotel – Ibis Tour Eiffel Cambrone, nossa opção mais frequente em Paris –, optamos por um apart-hotel. A localização foi definitiva na escolha do Adagio Paris Centre Tour Eiffel, a cerca de 300 metros da estação de metrô Bir Hakeim da linha 6, que conhecemos bem, pela margem do Rio Sena. O apart-hotel permite que você tenha uma experiência como se estivesse em casa, realizando compras no supermercado, preparando café e, se quiser, algumas refeições no quarto, equipado com fogão elétrico, máquina de lavar louças, geladeira, micro ondas, cafeteira e entre outros utensílios. Valeu a novidade, que nos possibilitou uma nova forma de curtir a cidade.

DSCN0003
Adagio Paris Centre Tour Eiffel,

Não interessa quantas vezes você vai a Paris. A cidade luz é sempre linda e surpreendente, mesmo com o frio do inverno. A temperatura girou em torno de 2ºC a 9ºC, com alguns períodos de sol com nuvens e chuva fraca e rápida em um único dia de nossa estadia. De 15 a 19 de janeiro de 2020 enfrentamos a greve dos trabalhadores do metrô em razão das mudanças na aposentadorias propostas pelo governo francês. Quase todas as linhas estavam sem operação e algumas funcionavam com restrição de horário, só depois do meio-dia e até por volta das 17h. Os ônibus circulavam sem problemas.

A vantagem de estar em Paris mais uma vez é curtir a cidade sem a pressa do turista de primeira viagem que quer aproveitar todos os minutos do dia para visitar as principais atrações, no que, aliás, está muito certo. Não foi o nosso caso, mas se você vai ficar pouco tempo em Paris, uma tarde e um dia inteiro para conhecer a cidade, por exemplo, estabeleça algumas prioridades e aproveite as dicas apresentadas aqui. Com o metrô operando sem interrupções é fácil percorrer os principais pontos turísticos sem perder muito tempo, apesar de acharmos que o melhor da capital francesa são as caminhadas. E nós caminhamos muito. Deixe o Museu do Louvre para visitar quando você tiver mais dias disponíveis em Paris. Afinal, são cerca de 10 quilômetros de galerias e milhares de obras.

64fc27ed-6894-4aeb-9313-0647c0226029
Com Rossani Thomas, a companheira de todas as viagens

Tarde do primeiro dia

Torre Eiffel

A Torre Eiffel, com 324 metros, foi construída para a Exposição Universal de 1889. O nome é uma homenagem ao projetista Gustave Eiffel. É, com certeza, um dos monumentos mais visitados do mundo. O entorno da Torre Eiffel está totalmente fechado com vidros de grossa espessura. Agora, todas as pessoas passam por um detector de metal para acessar a área abaixo da torre. Não se paga nada e, em alguns horários, tem filas para passar pela segurança. Complicou um pouco, mas o controle acabou com aqueles vendedores de pequenas torres e outras bugigangas que ficam abordando as pessoas o tempo todo. Agora, eles ficam próximos à saída, mas basta dizer que não quer e eles se afastam. A torre passa por uma série de obras de restauração. O acesso até o topo estava fechado. Vale a pena encarar as filas de acesso aos elevadores (16,60 Euros) ou para subir pelas escadas (10,40 Euros) até a primeira etapa.

DSCN0005

DSCN0010

DSCN0014

DSCN0032

6b68058c-865e-4ae7-81fd-ed9e74aca104

IMG_0229

Le Invalides

Da Torre Eiffel, dá para ir caminhando até o Palácio dos Inválidos, que foi construído a partir de 1670 por ordem do rei Luiz XIV para ser um hospital de atendimento aos doentes dos seus exércitos. Hoje é a sede do museu das Armas e conta com o túmulo de Napoleão Bonaparte. O prédio é imponente e pode ser visto desde a Ponte Alexandre III, que conta com estátuas de bronze douradas.

DSCN7057

DSCN7058

IMG_1196

IMG_1189

IMG_4574

Passeio e jantar em barco

Se você está com uma boa reserva de Euros, vale encarar um passeio com jantar a bordo dos barcos que percorrem o Rio Sena. É um jeito de conhecer Paris de forma romântica, ao som de música. Diversas empresas oferecem o serviço. Se não quiser jantar a bordo, vale ao menos um passeio ao longo do Sena no final da tarde.

DSCN0021

22049202-20a8-4ea7-8b26-7e86cb45883a

Segundo e último dia

Arco do Triunfo

O Arco do Triunfo foi erguido por determinação do Imperador Napoleão Bonaparte para celebrar as vitórias militares da França. Tem cerca de 50 metros de altura e 45 metros de largura. Na base, diante da Avenida Champs-Élysées, abriga o túmulo do soldado desconhecido, uma homenagem aos mortos da Primeira Guerra Mundial. O ideal é subir os 286 degraus até o topo para vislumbrar o visual das avenidas, principalmente da Champs-Élysées e de La Défense, um bairro distante. O custo é de 12 Euros. Para chegar ao Arco use as passagens subterrâneas, porque o trânsito é intenso naquela área. São 12 avenidas que chegam até o local, como se fosse uma estrela de 12 pontas, a etóile.

DSCN0024

DSCN7240

S5001463
O visual a partir do topo do Arco do Triunfo
S5001462
Lá no fundo fica o bairro La Défense

IMG_0220

IMG_2476

Avenida Champs-Élysées

Assim como a Quinta Avenida, em Nova York, a Champs-Élysées é a mais importante avenida da Europa. São três quilômetros entre o Arco do Triunfo e a Place de La Concorde. Todas as grifes famosas têm lojas no trecho, que conta também com diversos restaurantes. O ideal é percorrer toda a Champs-Élysées. Antes do Natal e até o início de janeiro a avenida ganha uma feira que começa no La Concorde e onde se pode degustar pratos de diversas regiões da França e comprar de tudo. É sempre lotada, dia e noite.

S5001455
Champs-Élysées vista do alto do Arco do Triunfo
IMG_0191
Um dos estandes da feira de Natal que fica na Champs-Élysées

Jardim das Tulherias

Depois de caminhar pela Champs-Élysées e chegar na Place de La Concorde, entre no Jardim das Tulherias, um parque espetacular, com diversas esculturas até o Arco do Triunfo do Carrosel, que é bem menor do que o primeiro, mas igualmente bonito. O Jardim foi criado por ordem da rainha Catarina de Médicis em 1664, século 16. A entrada é gratuita. Logo após, você chegará na pirâmide do Museu do Louvre.

IMG_4443

IMG_9144

IMG_4445

Catedral de Notre-Dame

Não tem como não se emocionar em ver a imponente Catedral de Notre-Dame em processo de reconstrução depois do incêndio em abril de 2019 que destruiu parte do monumento construído a partir de 1163. O prédio tem mais de cem metros de comprimento e quase 70 metros de altura. Está totalmente cercada para as obras de restauração. Nos tapumes foram colocados amplos painéis com fotos que mostram imagens do incêndio, dos restos da Catedral e da recuperação das obras. O número de visitantes não foi afetado pela restrição ao acesso. Quando passamos por lá, após almoçarmos na Ile de Saint Louis, muitos turistas buscavam um bom ângulo para uma foto da magnífica igreja, e nós também.

DSCN0042

DSCN0043

8c1afaf8-e38b-4638-b5dc-27cfa06d2d09
Um dos painéis que fica no entorno da Catedral de Notre-Dame

DSCN0045

Basílica de Sacre-Couer

A Basílica de Sacre-Coure fica no bairro de Montmartre, um pouco distante da Opera Garnier, uma área mais central de Paris. O prédio da igreja foi construído entre 1875 e 1914. A Basílica tem uma torre de 83 metros de altura e por estar em uma colina de 130 metros pode ser visualizada de diversos pontos. O interessante é subir até a cúpula para ter uma visão especial de Paris. O visual não é tão especial quanto da Torre Eiffel e da Torre Montparnasse, que tem 210 metros de altura. As linhas 2 e 12 do metrô levam até Montmartre. Claro que uma ida a Basílica também é um bom motivo para curtir o local, cheio de restaurantes e cafés cheios de charme. Dá pra subir a pé, mas é melhor usar o metrô. Mas depois, desça caminhando e aproveite pra fazer uma foto em frente ao famoso Moulin Rouge.

IMG_0207

IMG_4565

 

Pantheon e Jardim de Luxemburgo

Dois ótimos locais para encerrar um tour rápido por Paris. Projetado para ser uma igreja em homenagem a Santa Genoveva, as obras do Pantheon terminaram em 1790. A Revolução Francesa transformou o belíssimo prédio em um memorial para os heróis da França. O Pêndulo de Foucault é uma das atrações. Idealizado pelo físico Léon Foucault em 1851 tinha o objetivo de comprovar o movimento rotacional da Terra.O Jardim de Luxemburgo fica bem frente ao Pantheon e basta percorrer a Rue Soufflot.

IMG_4522

Em resumo, se você vai ficar pouco tempo em Paris, faça um roteiro bem turístico e aproveite o máximo seu tempo.

Paris vale cada dia, mesmo pra quem já foi outras vezes. E se você resolver ficar vários dias em Paris, pode aproveitar a cidade ainda mais e, além disso, fazer alguns bate-volta de trem a outras cidades próximas ou nem tão próximas, mas que de TGV dá pra encarar.

 


Deixe um comentário