La Spezia, ótima opção para conhecer as Cinque Terre

Com quase 100 mil habitantes, La Spezia é uma cidade portuária no mar da Liguria e conta com um Centro Histórico pequeno. O calçadão Morin, na orla marítima, leva à ponte pedonal Thaon di Revel, inaugurada em 2013, que conecta diretamente a cidade à marina no Porto Mirabello, com embarcações de todos os tipos e tamanhos.  

A estrutura da ponte lembra os mastros dos veleiros e o esqueleto dos cascos, e reafirma a antiga tradição marítima local: uma fina linha branca une as duas margens, devolvendo ao povo de La Spezia uma faixa de mar.

Outra importante atração de La Spezia é o Castelo de São Jorge, que fica na parte alta da cidade. Dois elevadores levam até o topo, de onde a vista da cidade e do porto impressionam. Às terças, dia da nossa visita, o castelo e o Museu Amedeo Lia, que fica nas proximidades, estavam fechados. O Castelo conta com um museu arqueológico com pinturas e esculturas em bronze.

Encerramos a primeira noite no restaurante Masaniello em La Spezia com duas pizzas, uma garrafa de vinho e água, ao custo de 41 euros. Nas noites seguintes, aproveitamos para conhecer a Pizzaria Pulcinella, localizada no calçadão principal da cidade. Esse calçadão é na verdade uma via pedonal, apenas para pedestres, que atravessa a área central desde 400 metros abaixo da estação de trens até o porto. É o melhor ponto de referência de La Spezia e facilita muito a locomoção. Reservamos um pouco mais de meio dia para conhecer a cidade que nos serviu de base para visitar as Cinque Terre. Valeu,, porque também é um local bem interessante. 

Sobre o nosso “hotel” 

Geralmente optamos por ficar em hoteis durante nossas viagens, mas em La Spezia escolhemos um B&B, o Affittacamere Lunamar, que tem uma estrutura semelhante a hotel (com limpeza diária do quarto, troca de toalhas, reposição de amenidades), mas que oferece o café da manhã fora das dependências, em parceria com cafeterias locais. O Lunamar foi uma ótima escolha, num prédio antigo (sem elevador), quarto e banheiro espaçosos, limpo e com uma localização excelente. Só achamos um pouco distante a cafeteria parceira, algo em torno de 300 metros. Se quiser conhecer, dá uma olhada no insta do @affittacamere_lunamar.

La Spezia é uma excelente opção para quem pretende conhecer as Cinque Terre – Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore – de trem. Basta comprar um bilhete que garanta todas as viagens. A partir de La Spezia também fomos a Portovenere, descrito em texto anterior.


Deixe um comentário