Se Lisboa encanta no primeiro contato, a cidade do Porto fascina pela diversidade de belezas. Já estivemos duas vezes na segunda maior cidade de Portugal, com mais de 250 mil habitantes.
A primeira, em 2007, foi uma visita relâmpago, mas deu uma boa ideia de que deveríamos retornar. Voltamos em 2010 para uma estada de cinco dias. Foi a melhor decisão.
O trem que liga Lisboa ao Porto faz a viagem em pouco mais de duas horas. O primeiro impacto positivo na chegada é a Estação São Bento. O prédio é lindo e está repleto de quadros em azulejos. Infelizmente, fiquei sem fotos da estação.
Com tempo sobrando, podemos curtir todos os pontos turísticos do Porto e de Vila Nova de Gaia, a cidade que fica no outro lado do Rio Douro e de onde se tem o melhor visual do casario da Ribeira. Simplesmente maravilhoso.
Chegamos no meio da tarde de um domingo e já estreamos com um jantar especial na Ribeira ao pé da Ponte D. Luís. Na segunda, conhecemos toda a cidade com o passeio no ônibus turístico. Depois, ralamos as solas dos sapatos com grandes caminhadas por todos os cantos do Porto e de Gaia.
A Ponte D. Luís, totalmente em ferro, foi construída entre 1881 e 1888, com projeto de Gustav Eiffel, o mesmo engenheiro da Torre Eiffel, em Paris. À noite apresenta uma iluminação que destaca toda a estrutura. Um bondinho, no lado de Gaia, serve de transporte até o ultimo estágio da ponte e possibilita ver todo o casario do Porto.
A maior parte das vinícolas que produzem o Vinho do Porto ficam em Gaia. Dá para fazer um pitstop em algumas delas para sentir o sabor da bebida.
Dedique pelo menos um dia para percorrer o Centro Histórico do Porto.
A Torre dos Clérigos, construída em 1763, oferece uma ótima visão em 360 graus de toda a cidade e também de Gaia. Vale a pena subir até o topo, principalmente em dias claros.
A Catedral da Sé, erguida no século 18, é um monumento fascinante. A Livraria Lello merece uma contemplação. São proibidas fotos no interior do prédio construído em 1906. Não deixe de visitar as outras igrejas que integram o Centro Histórico.
Porto tem dois cafés que devem ser vistados. Guarani, próximo ao prédio da Câmara Municipal, e o Majestic, na Rua Santa Catarina. Mais adiante vou escrever sobre eles.
Nos próximos dias, também vou dedicar um post para o passeio de navio entre o Porto e Peso da Régua, uma viagem de mais de sete horas pelo Rio Douro.












obrigada pelas dicas!!!! em abril vamos tomar um vinho do porto por vocês lá!!!!
CurtirCurtir