Saint-Paul-de-Vence, na região francesa da Provença-Alpes-Costa Azul, já chama a atenção de quem está subindo a colina que leva à cidadela medieval. Saint-Paul foi construída em 1388, século 14, e está cercada por uma muralha. Está bem preservada e para percorrê-la não se leva mais de uma hora e meia caminhando. Não é tão gradiosa quanto a medieval Carcassonne, no Sul da França, mas vale a visita.
Saint-Paul deve fica a menos de uma hora de ônibus de Nice. A passagem da linha 400 custa 3 Euros ida e volta. O terminal de saída é na Avenue de Verdun em frente ao Jardim Albert. É importante ter moedas porque os motoristas/cobradores reclamam dos passageiros que apresentam notas de 20 ou 50 Euros.
O ônibus para quase no portão de acesso à cidadela. A parada é St Paul-Vilage. O retorno é quase no mesmo ponto, mas no outro lado da rodovia. Nós saímos de Nice por volta do meio-dia e retornamos depois das quatro e meia da tarde. O vento frio era forte em alguns pontos do vilarejo. Das muralhas é possível avistar o Mar Mediterrâneo.
Saint-Paul foi a moradia de vários artistas. O pintor Marc Chagall está sepultado no cemitério ao lado do pequeno vilarejo. A sepultura é fácil de ser localizada. Fica logo à direita de quem entra no cemitério e o túmulo é bem simples. Está cheio de pedras sob a lápide.
A cidade conta com vários restaurantes. Todos devem funcionar a pleno no verão, porque em janeiro de 2016 nem todos estavam abertos. O que não faltam são lojinhas que vendem desde lembranças da cidade e região a roupas, lenços, temperos e óleos da Provença e lojas/galerias de pinturas e esculturas.
As ruelas são identificadas por letras escritas em pedras que estão penduradas nas paredes. O fato de ser uma cidadela facilita na localização para as caminhadas.




















5 comentários sobre “A cidadela medieval de Saint-Paul-de-Vence”