Èze e Principado de Mônaco, duas jóias do Sul da França

As aventuras super rápidas fazem parte das férias. Na última terça, dia 5, encaramos uma verdadeira corrida de Fórmula-1 desde Nice até a cidadela medieval de Èze e ao badalado Principado de Mônaco, com direito de percorrer os 3.340 metros do mais difícil circuito de rua da competição.

A arrancada, a bordo da van conduzida pelo piloto Francisco, foi por volta das nove e quinze da manhã, com retorno depois das duas da tarde. Todas as visitas estavam quase cronometradas.

Venezuelano, Francisco trabalha há cinco anos como guia turístico da região da Riviera Francesa, mas sonha em retornar para Caracas. Uma uruguaia, de Montevidéu, fazia parte do pequeno grupo.

O visual das montanhas e do Mar Mediterrâneo são fantásticos, ainda mais em um dia de sol e céu azul.

Èze está encravada na montanha, a cerca de 20 minutos de Nice. Os sites de informações apontam como a cidade mais alta da Europa, a 429 metros acima do nível do mar. A cidadela é bem menor do que a medieval Saint-Paul-de-Vence, já retratada no https://blocodeviagensdosthomas.wordpress.com/2016/01/05/a-cidadela-medieval-de-saint-paul-de-vence/

A diferença é que Èze está a poucos metros do Mediterrâneo. A impressão que se tem é que a cidade está literalmente suspensa no ar. As ruelas são estreitas, às vezes parecem um labirinto, como são em quase todos os vilarejos medievais. Tem lojas de lembranças e diversos restaurantes. As ruas também são identificadas com letras gravadas em pedras que estão penduradas nas paredes. De alguns becos é possível avistar o mar. A visita completa, sem pressa, não demora mais do que uma hora. Da rodovia é possível ver a imponência da cidadela no alto da montanha.

No pé da monte fica a filial da famosa perfumaria Fragonard, cuja sede é em Grasse. Dá para fazer um tour pela fábrica, que produz sabonetes e cremes. Os perfumes são produzidos em Grasse, também na França.

O Principado de Mônaco é um estado soberano e fica no Sul da França, considerado um paraíso fiscal. Desde 1297 é governado pela dinastia Grimaldi. Quatro distritos fazem parte do Principado: Mônaco, que é a capital, Monte Carlo, Fontvielle e La Condamine.

Para comprar ou alugar um imóvel paga-se um dos metros quadrados mais caros do mundo. O desfile de carros como Ferrari e Porsche, entre outras marcas célebres, faz parte do dia a dia. Iates gigantescos e grandes lanchas lotam as marinas. A impressão que se tem ao andar por Mônaco e Monte Carlo, principalmente, é que você está circulando em um mundo de faz de conta.

Com falta de espaço para crescer, o Principado já ocupou áreas do mar e tem muitos túneis que permitem um trânsito menos engarrafado, principalmente na baixa temporada. No verão e primavera, segundo o guia Francisco, é preciso ter paciência com a quantidade de veículos e de ônibus de turismo.

O Palácio sede da monarquia é singelo, sem imponência. Ao meio-dia, assistimos a troca da guarda. Uma cerimônia simples.

Visitamos a Catedral de São Nicolau, onde o príncipe Rainier III casou-se com a atriz norte-americana Grace Kelly, em 1956. O casamento acabou contribuindo para a recuperação econômica do Principado. Os turistas começaram a visitar Mônaco e região para conhecer mais detalhes desse verdadeiro conto de fadas.

Grace Kelly teve três filhos – Albert é o atual príncipe – e morreu dias após acidentar-se de carro. Rainier e Grace Kelly estão sepultados lado a lado na Catedral. A Família Real de Mônaco vive em casas em um condomínio, mas sem ostentação.

Percorremos todo o trecho do circuito da corrida de Fórmula-1. No ponto da largada dá para ver no asfalto as marcas onde ficam posionados os bólidos.

Dá para ir a Èze e Mônaco também de transporte público. O trem para no alto da montanha.

O passeio permitiu um conhecimento básico sobre o Principado de Mônaco e deixou uma certeza. É um local para voltar algum dia.

DSCN6371
Èze fica no topo da montanha. O visual a partir da fábrica de cremes da Fragonard
DSCN6374
O mapa da cidadela medieval
DSCN6376.JPG
O portão de entrada em Èze

DSCN6383

DSCN6382

DSCN6387.JPG
As ruelas são estreitas
DSCN6397.JPG
Como em Saint-Paul-de-Vence, as ruas são identificadas por pedras penduradas nas paredes
DSCN6400
De qualquer beco é possível avistar o mar Mediterrâneo

DSCN6409

DSCN6406

DSCN6445.JPG
Catedral de São Nicolau, onde o príncipe Rainier III e Grace Kelly se casaram em 1956
DSCN6449
Um quadro, diante da Catedral, mostra a foto do dia do casamento
DSCN6478.JPG
O interior da Catedral de São Nicolau
DSCN6441.JPG
Residência da Família Real
DSCN6484
Os jardins em frente da residência da Família Real

DSCN6451

DSCN6456.JPG
Sede do governo do Principado de Mônaco
DSCN6466.JPG
Cerimônia da troca da guarda no Palácio Real
DSCN6459
O visual de Mônaco
DSCN6463
Ainda Mônaco
DSCN6455.JPG
O visual de Mônaco a partir do Palácio Real
DSCN6471
Outro lado de Mônaco
DSCN6489
As marcas para o posicionamento dos carros para a largada da Fórmula-1
DSCN6488
Os iates estão ancorados na marina de Mônaco
DSCN6491
O Cassino de Monte Carlo
DSCN6485.JPG
Museu Oceonográfico do Principado, que foi dirigido durante anos por Jacques Costeau

3 comentários sobre “Èze e Principado de Mônaco, duas jóias do Sul da França

Deixe um comentário